24 agosto 2007

Srs Alunos

Todos os estudantes do Ensino Superior poderão recorrer já este ano a um empréstimo bancário no valor máximo de 25 mil euros para financiar os estudos, sem necessidade de qualquer garantia ou aval. A única garantia que os bancos tem é do estado, que se o estudante não pagar, pagamos todos nós. Ou seja um gajo pede 25 mil euros para estudar, só os paga a partir do primeiro ano de estar a trabalhar, mas se acabar o curso e der o pinote para o estrangeiro, porque até teve boas notas e conseguiu um emprego fora, quem é que vai pagar ao banco??? Nós todos. Não que eu seja contra que se incentive os estudos, esta ate pode ser uma forma de algumas pessoas mais carenciadas tirarem os seus cursos, mas o fiador ser o estado, ou seja todos nós, é que já não me parece muito inteligente.
Vão ver daqui a 6 anos a taxa de emigração, os bancos começam a berrar, o estado paga e os Srs. Doutores voltam daqui a uns 7 ou 8 anos com um curso que todos pagamos.
Ora mais uma solução inteligente, deste governo.

4 comentários:

Angelik disse...

Como estudante que também sou, fiquei estupefacta com esta notícia e tive exactamente o mesmo pensamento que tu... quem se lixa é quem cá fica!

Anónimo disse...

Estudantes carenciados a financiarem os estudos com empréstimos bancários??? O ensino devia ser gratuito, é isso que está na nossa constituição e que garante que todos têm acesso à educação.

Acho que a preocupação aqui não deveria ser em relação aos poucos que irão lá para fora e que não vão pagar os empréstimos, acho que o que revolta mesmo, é o Estado mais uma vez se desresponsabilizar do seu papel e ainda ir dar dinheiro a bancos, porque esses nunca ficam a perder.

Enquanto isso o Zé povinho sente-se roubado pelos estudantes que não pagam os empréstimos e não se sente roubado por quem os explora e nos anda a chular a todos: os patrões grandes, os belmiros e os Mello e por aí fora!

Que tristeza de país...

Unknown disse...

Bom, não podia deixar de concordar totalmente com a May. Faço dela as minhas palavras, com a devida permissão.

Um beijo...

Mariah disse...

Querida May, se não te importas, faço minhas as tuas palavras!!