05 junho 2007

Filhos

Há dias em que dou comigo a ver a minha filha a brincar, e sou surpreendido com a forma como ela pára por um instante a brincadeira, olha para mim e sorri. Sorri de uma maneira calma e sincera, a dizer-me com o olhar tudo aquilo que eu preciso e que não é comparável com mais nada. Pára, olha para mim, sorri e eu fico em paz. Não falta nada. Depois volta à brincadeira, alheia do efeito tranquilizante do seu sorriso em mim.Quando a vou buscar à escola e ela me vê, corre para mim, toda contente, de braços abertos a gritar papá, papá. Quando passamos, fora da escola por colegas dela, e ela com orgulho lhes diz que este é o meu pai. Quando vamos no carro e eu estico o braço para o banco de trás e há uma mãozinha que me agarra, sempre, quando estou aborrecido ou triste, ela vem ter comigo e na sua honestidade pergunta, tas triste papá?Quando a chamo e ela me diz, curiosa e contente, “o que foi papá?”.
Quando vamos à praia, a forma como me pede, para lhe transmitir tudo o que sei sobre nadar, sobre os peixinhos, sobre as ondas, sobre castelos de areia.
Quando a vou deitar, aqueles 5 minutos que ouve a história que lhe conto, são como um buraco que se abre no tempo.
A forma como na sua ingenuidade me pergunta sobre qualquer assunto, com a certeza que o pai sabe tudo e lhe vai explicar muito bem explicado. Quando brincamos à apanhada e ela sente que eu estou mesmo, mesmo a apanha-la e ri de excitação e alegria. Quando eu lhe faço cócegas e a alegria dela é a maior do mundo inteiro. Quando, sem pedir e sem razão aparente, se aproxima de mim e dá um abracinho enorme, de uma cumplicidade que não consigo traduzir para palavras.Nunca conseguirei explicar o que é esse amor, de onde vem, como consegue ter tão grande, tão completo, tão incondicional, tão eterno, agora sei que nasci para ser pai.
Nunca conseguirei explicar este amor que nem nos fazia hesitar se fosse preciso dar a nossa vida por eles, passar fome por eles, passar frio por eles,A minha filha é tudo o que consigo ser e é ainda mais, por ela, por ser uma criança linda, inteligente, graças a Deus saudável, que nasceu com a capacidade de amar e o mostra sem reservas nenhumas, daquelas que depois vamos inventando ao longo da vida. Acho que sou melhor pessoa porque ela existe, acho mesmo.
Quando vemos as notícias de crianças que desaparecem, não conseguimos sequer imaginar o que vai na cabeça daqueles país, cada vez que ouvimos notícias sobre desaparecimento de crianças, transportamos para nós aquela desgraça e pensamos a sorte que temos.

3 comentários:

Cleia disse...

Admiravelmente lindas, estas palavras......
Valorizo a tua capacidade de exprimir com tanta simplicidade um amor tão complexo!

Eles são, realmente, o maior tesouro que nos é possível ter.

E com certeza, o que ela te transmite no olhar naqueles ínfimos segundos, é que tu és uma parte do tudo que é o seu pequeno mundo...

Beijinhos

Unknown disse...

É por elas q vale a pena viver...

Basta um sorriso, simples e sincero, como só elas sabem, para sentirmos que realmente vale a pena viver.

Um abraço

Anónimo disse...

Amigo, fique de rastos...desconhecia tal capacidade literária, juro k fique com o nó na garganta. Um grande Abraço, e um grande beijo á afilhada mais linda :)
Gato